Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae, defende a importância da regionalização na gastronomia para impulsionar o turismo e desenvolver a economia

alt

No dia 13 de junho, dois grandes chefs e empresários se encontram no palco do Fórum Gestão à Mesa para falar de tradição no preparo de pratos regionais, ingredientes locais, forma de servir as pessoas. De Minas Gerais, diretamente do restaurante Xapuri, virá Flávio Trombino. Da Paraíba, do conceituado Cozinha Roccia, virá Onildo Rocha. Sob a batuta da gerente de comércio e serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, eles discutem a gastronomia brasileira como diferencial competitivo e sua influência na formação de uma identidade nacional.

Segundo Ana Clévia, é essencial que os empresários do setor de alimentação fora do lar reconheçam a importância do tema, pois a gastronomia regional é fonte de renda para muitos brasileiros, grande geradora de empregos e auxilia também na formação da identidade nacional. “E quando eu falo de identidade, estou falando de cultura, o ato da gente se reconhecer como personagem daquela história. Alimentação não é apenas culinária; é a forma como determinada região se relaciona com os alimentos. É importante lembrar que está ligada ao diferencial competitivo dos países que têm o turismo como um elo de desenvolvimento da sua economia, que é o caso exato do Brasil”, diz.

Ao valorizar esta regionalização e exaltar a gastronomia regional, Ana Clévia cita a importância da participação do Sebrae em eventos como o Fórum Gestão à Mesa. “Bares e restaurantes, em sua extensa maioria são pequenas e médias empresas. Onde esses empresários estão, o Sebrae tem a missão de apoiá-los para desenvolver o empreendedorismo”, conclui.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Ana Clévia Guerreiro, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa. Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições. Saiba mais no site da Abrasel.

Sobre o evento

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor de alimentação fora de lar do Brasil estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza o Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, com uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais desse mercado: a Fispal Food Service com o exclusivo Lounge Abrasel, o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos em parceria com a Fispal.

Fórum Gestão à Mesa

Este ano o evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão cerca de 13 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”. O Fórum Gestão à Mesa é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio da Cielo.

Serviço:

Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho
Solenidade de abertura: 11 de junho
Fispal Food Service 2018: 12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br
Fórum Gestão à Mesa: 13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa