A Desenbahia e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) firmaram convênio de cooperação visando ações voltadas para a melhoria do acesso ao crédito, qualificação e desenvolvimento da capacidade competitiva dos negócios. Pelo convênio, cabe à Desenbahia disponibilizar linhas de crédito para atendimento das necessidades financeiras de investimentos e de capital de giro às empresas do segmento. A agência de fomento se compromete ainda a participar de eventos da entidade que facilitem o acesso ao crédito, através de palestras, oficinas e treinamentos.

Pelo convênio celebrado, com vigência de dois anos, a Abrasel se compromete a atuar em conjunto com os gerentes de negócio da Agência de Fomento, com o objetivo de informar aos associados os procedimentos para solicitação de crédito e demais serviços financeiros, promover eventos de aproximação, disponibilizar banco de dados. Em conjunto, a Desenbahia e a Abrasel vão produzir documentos com informações sobre as condições das linhas de crédito e realizar eventos que gerem atendimento e divulgação.


Segundo o presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, trata-se de uma parceria importante porque o setor emprega muita mão-de-obra. Somente em Salvador há seis mil bares e restaurantes.  O diretor de Negócios da agência de fomento, Luiz Cláudio Guimarães Souza, informou que o convênio terá efeito imediato, pois começam logo os contatos para atendimento. A ideia é agilizar os procedimentos burocráticos através de uma triagem prévia realizada pela Associação dos Bares e Restaurantes. No ato estiveram presentes os empresários Antônio Gilson Lima da Silva (restaurante Caranga) e Alex de Andrade Amaral (restaurante Pereira), integrantes da diretoria da Abrasel. Assinaram o convênio pela instituição Luiz Henrique do Amaral e Júlio César Calado.

Fonte: Desenbahia