A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), promoveram na tarde desta quinta-feira (8), no auditório do Órgão, uma reunião com representantes de bares e restaurantes que atuam no Estado da Bahia.

O encontro, que fez parte da agenda do projeto “Diálogos com o Fornecedor”, fora fomentado a partir das ações fiscalizatórias realizadas pelo PROCON-BAHIA nos estabelecimentos comerciais do segmento de bares e restaurantes, e teve como escopo discutir medidas que dirimam eventuais conflitos entre fornecedores e consumidores nesta relação.

Estiveram presentes, o Superintendente do PROCON-BAHIA, Ricardo Mauricio Freire Soares; o Presidente da ABRASEL, Luiz Henrique do Amaral, além de proprietários dos estabelecimentos comerciais deste segmento.

Na oportunidade, foram divulgados também os resultados parciais da primeira fase da “Operação Gourmet2015”,deflagrada no último dia 5, com as infrações mais recorrentes encontradas pelos fiscais do Órgão.

Ficou deliberada na reunião, a implementação das seguintes iniciativas:

-realização de cursos para treinamento e capacitação dos funcionários e proprietários de bares e restaurantes;

- a discussão e implementação de ações no âmbito da Câmara Técnica de Consumo do PROCON;

- a elaboração de cartilhas educativas para orientação de fornecedores desse segmento empresarial.

De acordo com o Superintendente do Órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, “o debate foi salutar para uma melhor compreensão das dificuldades apresentadas pelos fornecedores em seguir as normas constantes no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e legislações vigentes, ao mesmo tempo em que demonstrou a atuação do PROCON-BAHIA na educação destes fornecedores de serviços, harmonizando as relações consumeristas”.

Para o Presidente da ABRASEL, Luiz Henrique do Amaral, “a iniciativa pioneira proposta pelo Órgão deu voz aos empresários do segmento para um diálogo franco e direto com o poder público e servirá para a constante evolução dos serviços prestados aos consumidores”.

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O consumidor lesado poderá dirigir-se a qualquer unidade do PROCON, encaminhar sua denúncia para o email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , através do Procon Fone: (71) 3116-0567 ou pelo canal do Whatsapp: (71) 9618-7320.

Os consumidores podem registrar, também, suas queixas através da internet, pelo Portal: Consumidor.gov.br.

ASCOM-PROCON