ba.abra

A Abrasel realiza anualmente dois encontros nacionais itinerantes com o objetivo de desenvolver o setor da alimentação fora do lar, valorizando o cenário gastronômico de diferentes regiões do Brasil. A próxima edição acontecerá entre os dias 26 e 28 de março, no Wish Resort, em Natal (RN). O evento é voltado para empresários e profissionais do setor que estão em busca de atualização sobre o mercado e fechamentos de novos negócios.

Com o tema “O Negócio do Turismo é a Gastronomia”, o encontro contará com a participação de profissionais renomados em diversas áreas, entre chefs, empresários, jornalistas, social medias, entre outros, que apresentarão palestras, cursos e workshops. A programação também conta com feiras de negócios, cozinha show e visitas técnicas.

De acordo com o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Artur Fontes, o evento foi dividido entre três setores-chave: gastronomia, gestão e tecnologia. "São assuntos que consideramos essenciais nos dias de hoje, e que podem se relacionar de muitas formas. Pensamos nas demandas nacionais e regionais. Estamos com uma adesão muito grande. No nordeste, de forma geral e de estados mais distantes. Vai vir gente do páis inteiro", conta. Para ele o evento traz enriquecimento profissional para todos os agentes do setor. "Tanto para o empresário, que vai estar lá na ponta enxergando oportunidades para a empresa dele, como o próprio colaborador que vai se capacitar de alguma forma", explica.

Além do já confirmado Alberto Weisser, vice-presidente de marketing e vendas da companhia aérea Avianca e ex-vice-presidente da Sodexo, outro nome já certo para as palestras é Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting, uma das mais importantes consultorias especializadas no mercado de Foodservice no país e especialista na Cadeia de Valor da Indústria de Alimentos.

O 33º Encontro Nacional Abrasel também vai contar com a participação dos palestrantes Paulo Barroso, potiguar, administrador da rede de pizzarias Famiglia Reis Magos; da chef e empresária Carol Melo, proprietária da doceria Caroli Douces; Kize Santos, sócia do restaurante Meu Barraco Boteco Bistrô; Maria Fernanda Tartoni, fundadora do Tartoni Ristorante (RS), entre outros que terão seus nomes divulgados mais adiante.

A programação terá um número limitado de vagas por dia, por isso, é necessário fazer a inscrição com antecedência.

Cozinha Show

Entre as atrações da Cozinha Show, uma palestra que vem despertando a curiosidade é a sobre peixes amazônicos, apresentada pelos chefs Milton e Robenita Caldas, ambos bastante atuantes e conhecidos na cidade de Manaus (AM). .

O chef Milton Rola é proprietário do tradicional restaurante Estórias de Pescador, na capital amazonense e considerado o queridinho dos chefs com mais de 70 anos de idade, isso porque é especialista em resgatar receitas que andavam até pouco esquecidas, mas que fizeram parte da vida de muita gente de sua geração – diga-se, bastante respeitada pelos jovens chefs. Além de preparar o que via a avó cozinhando, é um pesquisador da cozinha nativa amazônica. Entre as receitas tradicionais – que talvez ele seja o único a executar nos dias de hoje – estão a Ventrecha (peito do pirarucu marinado no sal por um dia) ou a Paxicá (caldo das vísceras do tambaqui).

Já Robenita Caldas é professora de língua espanhola, empresária, chef de cozinha e proprietária do restaurante Mira Flores, especializado em culinária peruana, com 17 anos de experiência nesse tipo de gastronomia, que é considerada uma das cinco melhores do mundo. Robenita está há sete anos à frente do Mira Flores, trazendo para Manaus pratos exclusivos, adaptados ao paladar amazonense. Ano passado, ela foi uma das vencedoras do Festival Bar em Bar, promovido pela Abrasel no Amazonas.

Além da programação técnica, que acontece no Wish Resort, a Abrasel no Rio Grande do Norte também preparou um roteiro especial para os visitantes que queiram conhecer os principais pontos turísticos da região.

Serviço
O que: 33º Encontro Nacional Abrasel
Quando: De 26 a 28 de março de 2019
Onde: Hotel Wish (Via Costeira)
Informações: 84-99169 8800 / Instagram: abraselnorn

Comentários